top of page

X Seminário Agosto Para a Igualdade Racial

seg., 09 de ago.

|

Canal da Rede de Professores Antirracistas

Clique no ícone RSVP e inscreva-se, já!

O registro está fechado
Ver outros eventos

Horário e local

09 de ago. de 2021, 19:00 – 13 de ago. de 2021, 19:00

Canal da Rede de Professores Antirracistas

Sobre o evento

O Seminário Agosto Para a Igualdade Racial foi idealizado em 2012 pelo Historiador Jair Silva Ferreira do MNCG para ser  mais uma ação educativa de valorização da população negra, tendo como objetivo social, político e pedagógico combater o genocídio da juventude negra e  lutar de forma efetiva pela institucionalização das Leis 10.639/03 e 11.645/08 da LDB, obviamente, por entendermos  que é no espaço escolar que precisamos atuar para desconstruir as desigualdades étnicas entre brancos e negros na busca de uma sociedade justa, democrática e com equidade racial.  

Logo o Agosto Negro, como também é conhecido na nossa cidade, conseguiu se consolidar na Paraíba ao longo desses 10 anos resistência negra como um espaço de luta contra o racismo no campo da educação básica e questionamento crítico contra esse  eurocentrismo tão forte e hegemônico  no universo escolar, além de servir como um canal de debate sobre a importância cultural e intelectual dos africanos e afro-brasileiros no processo de formação social e histórico da Nação brasileira.

Este ano teremos  um dado novo na história educacional  do  X Agosto Negro. É que vamos unir forças com os povos indígenas através de seus escritores e intelectuais como Cacique Almir Suruí, Edson Kayapó, Daniel Munduruku, Auritha Tabajara, Aline Kayapó, Naiara da Costa Nascimento Ummen do povo Potiguara e da guerreira do povo Guarani Kaiowá Valdelice Verón para chamar  atenção da sociedade brasileira para o genocídio em curso que existe nesse país contra os povos originários que lutam pela  demarcação das suas terras e contra essa violação secular  de seus direitos humanos. Sendo assim, resolvemos homenagear o ambientalista, jornalista e filósofo Ailton Krenak por compreendermos que este escritor combativo e decolonial tem uma vida dedicada  à luta pela preservação do meio ambiente e  direito à vida dos povos indígenas dentro e fora do Brasil.

Este evento está marcado para acontecer  nos dias 9, 10, 11,  12  e 13 de agosto e contará com o apoio imprescindível e parceria da Rede de Professores Antirracistas, criada pela Prof. Lavini Castro, vencedora do prêmio Sim à Igualdade Racial do ID_BR. Vale ressaltar que essa parceria do MNCG com essa rede muito nos honra e orgulha pelo fato de contar com esse suporte  nesse processo de busca por  justiça social e igualdade racial, visto que um dos caminhos da nossa luta é promover uma educação antirracista em nossas escolas e na sociedade. 

Em síntese, o X Agosto Para a Igualdade Racial é inteiramente gratuito desde a sua criação, pois partimos do pressuposto de  que todos(as) os sujeitos sociais envolvidos com o processo educativo devem ter acesso aos saberes  e conhecimentos ancestrais e contemporâneos acerca dos povos africanos e indígenas, para que possamos  atingir o máximo possível de pessoas, sobretudo os educadores(as) e educandos(as).  

Ademais, também é voltado à discussão sobre igualdade de gênero e combate ao sexismo, tendo em vista que ele sempre foi um lugar social de valorização das mulheres negras e esse ano não será diferente porque iremos homenagear duas grandes referências do feminismo negro que fizeram história na luta contra as  desigualdades raciais e de gênero no Brasil  e exterior: Lélia Gonzalez e Maria Beatriz Nascimento.

Compartilhe esse evento

bottom of page